A Romagest, SA, na sua estratégia de actuação e desenvolvimento estabelece uma relação de proximidade com os seus clientes que se manifesta ao nível da sua actividade formativa através da realização de acções de formação dirigidas às necessidades específicas dos seus públicos.
A inovação tecnológica, o desenvolvimento, a actualização e a reciclagem das competências e conhecimentos operacionais são essenciais aos clientes internos e aos actuais e potenciais clientes externos.
A Romagest, SA, baseia o seu planeamento estratégico no modelo de Terence, que se estrutura em 4 etapas:
Etapa 1 – Visão Geral da Empresa (Estabelecimento da missão, estabelecimento da visão, estabelecimento dos valores)
Etapa 2 – Diagnóstico estratégico (Análise externa, análise interna, estabelecimento dos factores críticos de sucesso)
Etapa 3 – Elaboração da estratégia (Identificação da estratégia actual, escolha da estratégia futura)
Etapa 4 – Definição dos objectivos, metas e acções (Definição de objectivos, definição de metas, elaboração de um plano com as acções, projectos, investimentos, etc.)
Assim, no âmbito da sua actividade a Romagest, SA, assenta a sua intervenção numa sequência programada de fases de actuação constituindo um processo que se renova, consoante o ciclo se repete.
O processo formativo da Romagest, SA, baseia – se num sistema abertocujo os componentes são:
INPUTS (Formandos, Recursos Organizacionais, Ambiente)
PROCESSAMENTO (Processo de Aprendizagem, Programas de Formação)
OUTPUTS (Pessoal habilitado, sucesso ou eficácia organizacional)
FEEDBACK(Avaliação dos procedimentos e resultados da formação, através de meios informais ou pesquisa sistemática.
A aprendizagem efectuada fora dos estabelecimentos de ensino formais apresenta-se, cada vez mais, como uma condição prévia para uma estratégia de aprendizagem que permite que os indivíduos adquiram uma base de conhecimentos e de competências mais alargadas, transcendendo as organizações, as tecnologias, os contextos e os problemas específicos. É evidente que o papel central deve ser atribuído às técnicas, às estratégias, à concepção, ao planeamento, à organização, à medição, à avaliação de toda a actividade formativa que se objectiva na tradução do discurso retórico para o nível concreto.
A actividade Formativa da Romagest, SA, assenta numa ESTRATÉGIA que se desenvolve em 5 fases.
Na fase do levantamento de necessidades de formação (Globais e Especificas) temos por objectivo detectar as carências referentes a conhecimentos, capacidades e comportamentos tendo em vista a elaboração de um plano de formação. Para a identificação das necessidades de formação de cada organização a equipa da Romagest, SA parte da análise das funcionalidades internas da organização, considerando a sua estratégia e o meio envolvente externo bem como os impactos esperados da aquisição de competências nos resultados da organização.
O planeamento da actividade formativa é elaborado de modo a que se alcancem os objectivos previamente fixados para a formação. Na fase de planeamento a Romagest, SA em colaboração com a organização, identifica de forma clara as finalidades, os objectivos, destinatários, modalidades de formação, calendarização, afectação de recursos humanos físicos e financeiros, sistema de gestão e sistema de avaliação da formação. A Concepção de intervenções, programas, instrumentos e suportes formativos são ajustados à estratégia da Organização. As acções de formação são ministradas nas instalações do cliente em salas equipadas para o efeito, ou em locais por ele designados, rentabilizando o seu investimento, e o tempo e desgaste das deslocações. O horário e o período de realização visam respeitar a organização do trabalho na empresa.
No desenvolvimento e execução das intervenções formativas os métodos e técnicas pedagógicos são adequados às finalidades e aos objectivos pretendidos. A Romagest disponibiliza para cada acção de formação uma equipa de formadores e técnicos devidamente credenciados para o efeito.
A avaliação da actividade formativa é realizada a quatro níveis:
A avaliação da reacção / satisfação (nível 1) tem como objectivo principal aferir o grau de satisfação dos principais intervenientes do processo em relação à acção de formação e às condições em que a mesma ocorreu;
Aprendizagens (nível 2) – Visa aferir em que medida os objectivos de aprendizagem foram alcançados, por parte dos formandos;
Transferência das aprendizagens (nível 3) - A transferência da formação diz respeito ao grau em que os formandos aplicam no seu contexto de trabalho as competências adquiridas;
Resultados (nível 4) – Visa aferir o Impacto da formação no desempenho organizacional.
© 2018 ROMAGEST, SA. Todos direitos reservados | Powered by UNSTOPPABLEMIND